top of page

Desmame

Atualizado: 3 de out. de 2019

Precisamos falar sobre desmame! A amamentação é realmente um momento mágico, único e fonte de amor líquido, sou uma grande incentivadora da amamentação, mas existe um limite? até quando essa amamentação é saudável?

Meu filho mamou até 1 ano e 11 meses, chegou um momento que amamentar começou a ser sofrido pra mim, deixou de ser prazer e se tornou pesado. As noites eram muito turbulentas e no dia seguinte estava tão irritada que não conseguia aproveitar com ele, resolvi que era nossa hora de desmamar.

Expliquei pra o meu filho que o tetê precisava descansar e que se ele acordasse a noite nós estaríamos sempre lá pra dar carinho, apoio mas que o tetê não teria mais de noite, que teríamos que aprender a dormir de outra maneira e que ele precisaria me ajudar nessa fase.

A idade e o entendimento dele facilitaram muito esse período, na primeira noite quando ele acordou pediu, expliquei novamente e ele entendeu, assim foram os dias seguintes, realizamos um desmame gentil e tranquilo para nós. Foi o momento certo para nós!

A minha ideia de abordar esse assunto não é incentivar o desmame, como disse no inicio, sei da importância do aleitamento materno e essa foi uma das minhas maiores realizações como mãe, pois mesmo com pouco leite e muito pouco apoio, consegui amamenta-lo até 1 ano e 11 meses.

A ideia é mostrar que a amamentação precisa ser boa para os dois lados, sim terão períodos de noites ruins e noites melhores, dias bons e dias mais difíceis, mas se entrar em um ciclo que aquilo está se tornando um fardo, que amamentar deixa de ser prazer e se torna um incomodo porque continuar? será que assim você estará mesmo levando o melhor alimento para o seu filho?

Dê o seu melhor, o tempo todo e todo o tempo que você tiver forças, amamentar é maravilhoso e vale cada segundo, mas não deixe estragar seus dias, não permita que vire um peso. Já dizia o poeta que seja infinito enquanto dure!





bottom of page