top of page

Rotina pós férias




Enfim chega a hora de retornar as aulas, as férias chegam ao fim.

E agora, como ajudar essas crianças a voltarem para sua rotina ideal???


Alguns fatores irão influenciar para você organizar essa rotina na sua casa, coisas como horário que as crianças vão pra escola? Elas almoçam lá? Chegam que horas? como chegam (com muita fome, com muita necessidade de afeto)?


Conscientize-se que a primeira semana será de adaptação, que as crianças podem se sentir bem mais cansadas, necessitadas do seu carinho e está tudo bem, logo logo tudo se ajeita.


O primeiro ponto a se organizar em uma rotina é o sono, horário de dormir e de acordar. Ideal que as crianças do primeiro setênio (os primeiros 7 anos de vida) durmam e acordem dentro da janela de sono, para secretarem os corretos hormônios, responsáveis por diversas funções como sono de qualidade, atenção, retenção de informação e até hormônios reguladores do apetite.


E quais são essas janelas? Durante toda a primeira infância o ideal é a criança dormir entre 19:00 e 20:00 e acordar entre 6:00 e 7:00


Mas como fazer isso se nas férias meus filhos estavam dormindo as 23:00? Se as aulas já começaram e você está acordando seu filho mais cedo, traga o horário de dormir para mais cedo também, evite soneca após as 17:00 pois isso irá atrapalhar o sono noturno e quando necessário antecipe ainda mais o sono noturno.


É esperado nos primeiros dias de aula a criança ficar muito cansada, até ajustar seu ritmo com a nova rotina. Tenha paciência e persistência para ajudá-la nesse processo.


Para um atendimento completo e exclusivo as suas necessidades entre em contato comigo, vou adorar poder te ajudar!


bottom of page