top of page

Rotina durante a pandemia

Atualizado: 1 de jul. de 2021

No inicio, a pandemia foi um soco no estômago de todos nós. Como já citei anteriormente, eu me perdi na nossa rotina, porque de repente, minha rede de apoio (escola) foi tirada de mim.


Os dias foram ficando turbulentos, percebi que essa "nova realidade" duraria mais tempo do que imaginava, Nicolas era uma criança que não sabia brincar sozinha, porque eu sempre estive disponível pra ele. Comecei a estudar e me dedicar a ajustar a nossa nova rotina.


Eu precisava trabalhar, não temos rede de apoio na cidade que moramos e temos dois filhos, um de 3 anos e outro de 6 meses. Meu marido seguiu trabalhando intensamente, passava 10 horas fora de casa todos os dias, eu precisava encontrar um horário pra trabalhar em meio ao caos, me sentia frustrada e transferia para as crianças quando meu dia não era produtivo.



Então fiz junto com o Nicolas um quadro de rotina, mostrando a sequencia de eventos que aconteceria no nosso dia, nessa sequencia coloquei as refeições, banho, soneca, hora de dormir e também os momentos que brincaríamos juntos e os que ele brincaria sozinho para eu poder trabalhar (já esquematizei os momentos de brincar sozinho com as sonecas do Arthur). E tem sido muito bom esse esquema pra ele e pra mim, ele agora sabe que tudo bem eu trabalhar porque sempre tem a hora de brincarmos juntos e aprendeu a brincar mais sozinho.


Eu tenho sido bem firme com o horário que não posso brincar com ele, tem dias que ele pede mais e resmunga, fica entediado, quer sentar no meu colo para "trabalhar" comigo, já aconteceu de acordar o Arthur porque percebeu que quando ele acorda eu não consigo trabalhar mas na maioria dos dias depois ele desiste e começa a brincar sozinho. Eu aprendi que está tudo bem, que o tédio faz parte e que não preciso e nem é saudável pra nenhum de nós estar disponível o tempo todo.


Coloquei a rotina na geladeira e conforme vai passando o dia, vamos mudando com o imã pra saber em que momento do dia estamos.


E por ai, como fizeram para ajustar a rotina na pandemia?



bottom of page