top of page

Quando seu filho apresenta um comportamento irritante, o que fazer?

💡Lembram do Iceberg do comportamento? Sempre que nosso filho apresenta um desafio de comportamento, precisamos ir além da superfície e descobrir o que ele está tentando nos comunicar (de forma inconsciente).


Hoje falaremos de um desses objetivos equivocados, que é a atenção indevida.


A atenção indevida é quando nosso filho apresenta aquele comportamento irritante, que incomoda, aborrece, que queremos fazer com que pare rapidamente. Por exemplo: quando ele fala choramingando. Muitas vezes ele pode até parar momentaneamente, mas logo volta a fazer esse ou outro comportamento parecido, o que significa que não entendemos a razão pelo comportamento e ainda não agimos na raiz do problema.


A crença da criança (de novo, de forma totalmente inconsciente) é que ela só é aceita quando é percebida. Só se sente importante quando você está ocupado com ela.

Na verdade o que ele realmente quer dizer é, perceba-me, me faça sentir útil.

Então quando nosso filho apresenta esse tipo de comportamento repetidas vezes não adianta olhar apenas para o comportamento, precisamos olhar a mensagem por detrás dele e aí pensar em como agir.


Nesse caso, para resolver o problema, podemos dedicar um tempo especial aos nossos filhos e assim fazê-los se sentirem especiais. Envolver nossos filhos nas atividades diárias e redirecionar a atenção para algo que ele possa cooperar irá ajudá-los a se sentir úteis.


Sei que é uma informação densa e difícil de assimilar. A ideia é que vocês tenham sempre em mente que existe uma comunicação equivocada por trás de um comportamento desafiador.😉


Me conta aqui se seu filho já apresentou esse comportamento e como você se sente quando isso acontece👇🏼

bottom of page