top of page

Quando seu filho apresenta um comportamento irritante, o que fazer?

ūüí°Lembram do Iceberg do comportamento? Sempre que nosso filho apresenta um desafio de comportamento, precisamos ir al√©m da superf√≠cie e descobrir o que ele est√° tentando nos comunicar (de forma inconsciente).


Hoje falaremos de um desses objetivos equivocados, que é a atenção indevida.


A atenção indevida é quando nosso filho apresenta aquele comportamento irritante, que incomoda, aborrece, que queremos fazer com que pare rapidamente. Por exemplo: quando ele fala choramingando. Muitas vezes ele pode até parar momentaneamente, mas logo volta a fazer esse ou outro comportamento parecido, o que significa que não entendemos a razão pelo comportamento e ainda não agimos na raiz do problema.


A crença da criança (de novo, de forma totalmente inconsciente) é que ela só é aceita quando é percebida. Só se sente importante quando você está ocupado com ela.

Na verdade o que ele realmente quer dizer √©, perceba-me, me fa√ßa sentir √ļtil.

Então quando nosso filho apresenta esse tipo de comportamento repetidas vezes não adianta olhar apenas para o comportamento, precisamos olhar a mensagem por detrás dele e aí pensar em como agir.


Nesse caso, para resolver o problema, podemos dedicar um tempo especial aos nossos filhos e assim faz√™-los se sentirem especiais. Envolver nossos filhos nas atividades di√°rias e redirecionar a aten√ß√£o para algo que ele possa cooperar ir√° ajud√°-los a se sentir √ļteis.


Sei que √© uma informa√ß√£o densa e dif√≠cil de assimilar. A ideia √© que voc√™s tenham sempre em mente que existe uma comunica√ß√£o equivocada por tr√°s de um comportamento desafiador.ūüėČ


Me conta aqui se seu filho j√° apresentou esse comportamento e como voc√™ se sente quando isso aconteceūüĎáūüŹľ

Comments


bottom of page