top of page

Parto natural - relato de caso

Atualizado: 3 de out. de 2018

Oi gente, hoje vamos dividir com vocês a história do nascimento da Isis, filha da Jordana, que nos enviou seu relato de parto.

No dia 11/09/2018 ela completou 40 semanas de gestação, passou por consulta médica e estava tudo dentro do esperado, fluxo sanguíneo normal, quantidade de líquido aminiótico boa também e posição cefálica. Só aguardar a hora da Isis.

Foi orientada a ir ao 24 horas ou ao consultório caso às contrações viessem a cada 5 min com uma duração de 1 min cada, caso a bolsa rompesse ou se tivesse algum sangramento.

No dia seguinte, após o almoço, a Jordana começou a sentir contrações a cada 15 minutos, tomou um banho e as contrações passaram, porém as 18:00 voltaram novamente, mantendo-se com contrações até as 22:00 mas sem sequência e sem ritmo. Nesse dia o tampão saiu.

Do dia 12 para o dia 13, a Jordana dormiu super bem e no dia seguinte passou o dia todo sonolenta e frustada, já queria que a Isis tivesse nascido.

Dia 14/09 as 3:45 da manhã, acordou com contrações que foram diminuindo gradativamente seu intervalo, iniciaram de 15 em 15 minutos, diminuiram pra 10, 8, 7 minutos, nessa hora, ela foi tomar um banho e seguia com contrações ritmadas.

Foi ao 24 horas as 7 da manhã, chegando lá ouviram os batimentos cardíacos da bebê, fizeram uma cardiotocografia e um exame de toque, ela possuía apenas 1 cm de dilatação. Foi orientada a voltar pra casa e esperar porque as contrações ainda estavam muito espaçadas.

Levou o exame ao seu médico, que a orientou a ficar em casa o máximo que aguentasse e voltar ao consultório quando as contrações ritmassem a cada 5 minutos.

As contrações seguiram intensas mas ela ainda nos conta que conseguiu almoçar e ir ao banheiro (numero 2).

Foi ao consultório as 16:00 já com as contrações um pouco mais fortes, ritmadas e com média de 4 contrações por min. Seu médico fez um US e um exame de toque, que segundo a Jordana, doeu bastante, ela estava com apenas 3 cm de dilatação, uma evolução considerada bem lenta desde as 7 da manhã.

Seu médico então lhe deu duas alternativas, ir pra casa e esperar evoluir ou internar e esperar evoluir no hospital, caso não evoluísse no fim da noite entraria com indução (ocitocina no caso). Mesmo dando as duas alternativas ele aconselhou internação! Aqui a Jordana ainda não sabia se toparia uma indução mas de qualquer forma achou mais prudente ficar no hospital amparada pela equipe médica.

Internou as 17:30. Fez outro cardiotoco, e como ela nos conta as contrações se intensificaram e ficaram mais próximas umas das outras após o toque do médico, nesse momento ela já sentia muita dor, principalmente na lombar.


19:30 outro cardiotoco, esse exame dura 20 min, Jordana conseguiu termina-lo com muita luta, faltando 8 min vomitou tamanha era sua dor, suas contrações estavam com 90% de efetividade. Durante todo esse período, sua mãe e seu marido se revezavam com massagens na sua lombar, segundo ela, alivia bastante ter alguém colocando a mão pra você no lugar onde está doendo! Aqui Jordana optou por ir para o banho quente, aliviar um pouco as dores, e como ela mesma nos contou, a partir daqui ela já não tinha mais referência de tempo. Ainda no banho a enfermeira obstétrica observou um sangramento compatível com a evolução do trabalho de parto, já não era possível ficar em pé, Jordana optou por ir pra bola, como ela mesma nos escreveu, "aqui foi que o bicho pegou".

A enfermeira ensinou uma manobra para que sua mãe e seu marido realizassem junto com as contrações, aproximando seus quadris e fizessem massagem entre as contrações.

Sua mãe foi fundamental nesse processo, pois como já tinha tido parto normal, sabia como eram as dores.

"Comecei então a sentir uma vontade muito grande de fazer força durante algumas contrações ( dói de mais isso - mas por maior que seja a dor, fazer força junto diminui a dor - se é que pode se considerar diminuir a dor nesse caso), eu fiz xixi duas vezes durante essas contrações (elas são involuntárias e a vontade de fazer força também é involuntária mas fazer força junto é melhor do que deixar ela vir sozinha - acreditem em mim faz força junto é melhor)" - Jordana

A enfermeira fez exame de toque e deu a melhor noticia do mundo, a Jordana estava com dilatação completa e sua filha iria nascer. Foi transferida para uma maca e a caminho pra sala de parto sua bolsa rompeu. Seu médico chegou e ela se encontrava no período expulso da sua filha, segundo ela, nessa hora doi, mas bem menos do que quando estava na bola.

"A Ísis nasceu!!!! 00:07 15/09/2018 É um alívio imensooooo!!! Nunca disse tanto Obrigada em tão pouco tempo! Que vontade de abraçar todo mundo que estava ali naquela sala comigo. Ela veio direto pro meu colo!

O médico esperou o cordão parar de pulsar enquanto eu fazia nosso primeiro contato, assim que parou de pulsar o Daniel (marido) cortou o cordão! O Pediatra fez a avaliação inicial da Isis (enquanto isso meu médico dava os pontinhos da Episiotomia que teve que ser feito por conta que comei a lacerar (rasgar o períneo durante a fase expulsiva).

Perguntei ao pediatra se ela poderia mamar ainda hoje (eu não me lembro de perguntar - vi no vídeo depois). Ela saiu da mão do pediatra direto pro meu peito, nessa hora foi que eu chorei de emoção, nascia minha filha! Ela mamou o quanto quis!

Quando foi pro berçário eu fui tomar banho auxiliada pela enfermeira.

Fui pro quarto as 01:30 da manhã!

Com a Ísis já dormindo no bercinho ao meu lado! Óbvio que não consegui pregar o olho! A adrenalina era tanta! Passamos a noite em claro eu, o Daniel e minha mãe!"




Que lindo parto Jordana, obrigada por dividir conosco o momento mais especial da sua vida. E por ai? como foi seu parto?


Envie suas histórias, com certeza ela poderá ajudar outras pessoas

bottom of page