top of page

“Não existe uma receita para se tornar uma mãe perfeita, mas existem várias para ser uma boa mãe.”


Você já ouviu falar que não existe receita para criar filho ou que filho não vem com manual? Eu discordo um pouco dessas frases e vou explicar meus motivos.



É um fato que cada criança é única e precisamos preservar sua individualidade quando pensamos em desenvolvimento infantil, cada família, cada ambiente também tem suas particularidades, porém também é fato que algumas coisas que usávamos antigamente já foram comprovadas que não são as melhores maneiras de educar, como por exemplo bater na criança para que ela aprenda e outras foram comprovadas como sendo eficaz, como por exemplo fazer perguntas para que ela busque por uma resposta e aqui entra o grande ponto…


… Se já sabemos o que não fazer e outras coisas que devemos fazer, isso nos dá uma grande direção (ou receita se você preferir chamar assim) do que seguir. Conhecer os caminhos nos faz escolher com mais prudência ao invés de achar que assim dá certo e isso já existe.



Agora é um fato também que nem tudo funcionará com a nossa criança algumas vezes e aí o erro, não está no manual (ou na receita), está em como aplicamos ela, porque não adianta nada eu “ler o manual” e entender que escolhas limitadas faz a minha criança se sentir pertencente e aí usar essa ferramenta com meu estado interno cheio de raiva, gritando com a criança. Não vai funcionar e quando não funciona, não coloque a culpa na receita, olhe pra dentro para entender.



Você concorda ou discorda dessa frase?



Comments


bottom of page