Logo que me tornei mãe tinha muito claro que não gostaria de educar batendo ou punindo, sabia que dessa maneira não conseguiria passar valores que considero importantes para o meu filho, mas então como eu deveria educa-lo, como deveria mostrar o certo e errado?
Com essas questões em mente eu passei a ler e estudar bastante, fiz alguns desafios práticos e me identifiquei muito com a Disciplina Positiva.
A disciplina positiva é baseada no respeito mútuo e tem uma abordagem muito prática, mostrando ferramentas para nos ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.
Tem como princípios básicos:
- ser firme e gentil ao mesmo tempo: ser firme significa estabelecer limites claros e ser gentil significa fazê-lo de forma amável, baseada no respeito.
- toda criança precisa se sentir útil, aceita e importante: permitimos aos nossos filhos participação nas decisões e atividades do dia a dia,
- eficaz a longo prazo: visa ensinar habilidades de vida, ir na raiz do problema e não abafar o mau comportamento
- ensina valiosas habilidades de vida: responsabilidade, autocontrole, resolução de conflitos, empatia, respeito
- desenvolve autonomia e autoconfiança: permitimos que nossos filhos sejam capazes de aprender como o próprio erro e busquem soluções, conosco guiando o processo.
A disciplina positiva é uma educação respeitosa e apaixonante, que podemos usar com nossos filhos e em todas as nossas relações também
Me conta um pouco mais, você já conhece a Disciplina Positiva?
Comments