top of page

Disciplina Positiva

Logo que me tornei mãe tinha muito claro que não gostaria de educar batendo ou punindo, sabia que dessa maneira não conseguiria passar valores que considero importantes para o meu filho, mas então como eu deveria educa-lo, como deveria mostrar o certo e errado?

Com essas questões em mente eu passei a ler e estudar bastante, fiz alguns desafios práticos e me identifiquei muito com a Disciplina Positiva.

A disciplina positiva é baseada no respeito mútuo e tem uma abordagem muito prática, mostrando ferramentas para nos ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.


Tem como princípios básicos:


- ser firme e gentil ao mesmo tempo: ser firme significa estabelecer limites claros e ser gentil significa fazê-lo de forma amável, baseada no respeito.


- toda criança precisa se sentir útil, aceita e importante: permitimos aos nossos filhos participação nas decisões e atividades do dia a dia,


- eficaz a longo prazo: visa ensinar habilidades de vida, ir na raiz do problema e não abafar o mau comportamento


- ensina valiosas habilidades de vida: responsabilidade, autocontrole, resolução de conflitos, empatia, respeito


- desenvolve autonomia e autoconfiança: permitimos que nossos filhos sejam capazes de aprender como o próprio erro e busquem soluções, conosco guiando o processo.


A disciplina positiva é uma educação respeitosa e apaixonante, que podemos usar com nossos filhos e em todas as nossas relações também


Me conta um pouco mais, você já conhece a Disciplina Positiva?




bottom of page