top of page

Desfralde

Oi amôras, hoje vim contar para vocês um pouco do desfralde dos meus meninos.



Eu sei que o desfralde pode ser uma etapa angustiante e que nós, pais, queremos “vencê-la” o quanto antes, porém se você tiver paciência e souber entender os sinais de prontidão essa fase será tão leve que você vai agradecer cada minuto por ter esperado.



Foi assim que aconteceu aqui em casa, com os dois, de vez em quando eu fazia alguns testes, deixava um pouco sem fralda e explicava, que quando quisessem fazer xixi íamos ao banheiro, nos testes iniciais eles não entendiam e o xixi vazava pela sala, eles só percebiam quando estavam fazendo, ou seja, não estavam prontos. Eu esperava algum tempo e depois, novamente, fazia esse teste.



Um erro muito comum, é substituir a fralda pela nossa lembrança e a gente ficar perguntando o tempo todo para nossa criança se ela quer ir ao banheiro. Quando o corpinho dela estiver pronto, ela não precisa disso.



Quando eu fazia esse teste e percebia que eles sozinhos, entendiam que estava chegando a hora de fazer e conseguiam ir até o banheiro para fazer xixi, aí sim, significava que estavam prontos e era hora de deixar a fralda, escapes eventuais podem ocorrer, óbvio, é uma nova habilidade que sua criança está aprendendo e isso requer prática e testes, porém se esses escapes forem muito frequentes, então o melhor a fazer é voltar com a fralda e esperar um pouco mais.



O desfralde pode e deve ser leve, nós somos guias e auxiliamos o processo com a nossa criança, porém ela deve conduzi-lo.



Conta pra mim, como foi o desfralde por aí?






bottom of page