top of page

Ciúmes do irmão

Nico se tornou o irmão mais velho e a pergunta que mais escuto é se ele está com ciúmes do irmão.

Durante muito tempo o Nico teve atenção exclusiva pra ele e ele sempre pediu muita atenção, nunca foi aquela criança que gosta de brincar sozinha. Eu mesma achei que ele estranharia muito ter uma nova pessoinha em casa para dividir a atenção e talvez não fosse reagir tão bem com essa mudança.

Com o irmão, ele é extremamente carinhoso e cuidadoso, se preocupa quando ele chora e quer ajudar a acalmar, vive dando beijos e abraços no Arthur, lindo de ver. Ajuda a dar banho, trocar.


E aí eu percebi que o ciúmes não é do irmão, nunca foi, ele ama o irmão e está super feliz de ter a companhia dele no dia a dia. Ele tem ciúmes sim, mas é de mim. É de não conseguir me ter por inteiro pra ele (como ele sempre teve), é de ter que dividir as brincadeiras entre os tetês e cuidados do irmãozinho. É muitas vezes ter que brincar no sofá só pra estar perto de mim enquanto amamento o caçula. É outras vezes ter que ouvir historinhas com o irmão no meu colo.


Eu tenho feito de tudo pra ele não sentir essa ausência, todos os dias me dedico pra brincar apenas com ele por um tempo, mas tem horas que não tem jeito, estou com o Arthur nos braços e assim será daqui pra frente, aos poucos ele se acostuma que sempre seremos nós 4. E se sentir ciúmes? Está tudo bem! Eu também tenho ciúmes e tem horas que gostaria de mais atenção, a gente conversa e tentamos melhorar.


E por ai, já passaram por isso? como foi?





bottom of page