A paciência é treinável

Essa semana me peguei conversando sobre a paciência com outras mães e elas relataram como eu sempre conseguia manter a paciência com os meninos, que com elas não era assim e parei para pensar sobre o assunto.


Eu nunca fui uma pessoa paciente, muito pelo contrario, sempre fui de reação mas acredito que todos nós podemos, se queremos, treinar a paciência, treinar e sim sermos mais calmas. Veja bem, em nenhum momento eu estou falando que é fácil, só estou falando que é possível.


A reação é nossa resposta automática e cada um tem a sua maneira quando estamos no piloto automático, porém quando estamos dessa maneira, não pensamos, usamos nosso cérebro primitivo e apenas reagimos de forma instintiva, ser mais calma, pra mim, vai contra o meu instinto, é um exercício diário e eu entendo que é na calma que eu vou conseguir pensar e passar os valores que acredito para os meus meninos, por isso eu batalho todos os dias contra o instinto.


Ter tido essa conversa com outras mães me trouxe tanta paz, pois elas me conhecem há pouco e pensavam que eu era assim, que era natural pra mim, então significa que meu treino diário tem me trazido resultado, que mesmo sendo difícil e não natural, estou conseguindo e sei que esse é o caminho da educação que desejo seguir.


Então se eu consegui, tenho certeza que você consegue também. Vamos juntas?